






Como sempre, os alunos do fundamental anos finais se desempenharam com exímio em suas escolhas de leituras para apresentar aos colegas. A surpresa maior foi a desenvoltura e desprendimento dos 6 anos A e B que por participarem da 1ª MESA REDONDA se mostraram confiantes em suas leituras. E não só isso, um aluno específico do 6 A (Guilherme Amaral) tranquilizou o colega, ajudando-o a se acalmar e a contar a história da obra escolhida pelo amigo, uma vez que ele já tinha feito a leitura daquela narrativa especifica. Então, Percebe-se que o projeto, além de cultivar o habito da leitura, também cultiva empatia e compartilhamento de obras.
Orgulho!
As obras que mais chamou a atenção foram:
Deus e o Estado
Autor: Mikhail Bakunin
Ano: 1871
Editora: Hedra
O livro se baseia no pensamento anarquista de Bakunin, um filósofo russo. São citados assuntos como evolucionismo, naturalismo, liberdade e ciência.
O autor denuncia, como o próprio título diz, Deus e o Estado. Dividindo a sociedade em materialistas, que seriam os capitalistas, e idealistas, os religiosos. Em sua concepção, ambos seriam errados; os materialistas por buscarem sempre mais bens, e os idealistas por reduzirem a humanidade a criação de um ser metafísico que teria vindo depois dos humanos.
Uma das possíveis motivações de Bakunin dividir as pessoas em materialistas e idealistas poderia ser as filosofias de Aristóteles e Platão.
A escolha dessa obra foi surpreendente de forma positiva, pois é uma leitura complexa e madura.
O meu orgulho é imenso
Blue Lock
Mangá, conta a história de estudante do Ensino Médio que se envolve em um campeonato de futebol do Japão em que apenas o melhor dos melhores vence.
Essa leitura se destacou por ser repetida em vários alunos de anos diferentes. Isso revela o gosto de leitura dos nossos estudantes.
Não somente Blue Lock foi apresentado, esse, sim, foi o repetido entre vários mangás que tiveram suas histórias contadas.
Além de algumas leituras de coletânea em que os estudantes estão ansiosos para trazer a continuação da história na próxima MESA REDONDA.










