Dia da Língua Portuguesa
- ISADORA FERREIRA BIZERRA
- 10 de jun. de 2025
- 2 min de leitura

Hoje, dia 10 de junho, é comemorado o Dia da Língua Portuguesa, conhecido também como Dia de Camões de Portugal e as Comunidades Portuguesas. Essa data foi escolhida para homenagear o poeta Luís Vaz de Camões, lembrando sua morte, que ocorreu neste dia.
Quem é Luís de Camões?
Camões foi um poeta e soldado português, considerado o maior escritor do período do Classicismo. Além disso, ele é apontado como um dos maiores representantes da literatura mundial. Autor do poema épico “Os Lusíadas”, revelou grande sensibilidade para escrever sobre os dramas humanos, sejam amorosos ou existenciais.
Hoje, ele é considerado um dos maiores escritores de língua portuguesa e ainda, um dos maiores representantes da literatura mundial. Seu nome é conhecido em todo o mundo e é usado em diversas praças, avenidas, ruas e instituições.

Dia de Portugal
Em Portugal, 10 de junho é um feriado nacional, e a data também é uma celebração da identidade e da cultura portuguesas. Neste dia, o Presidente da República e individualidades do Estado participam de cerimônias de comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos, com muitas atividades, como desfiles e demonstrações militares.
Dia 10 de junho e a Língua Portuguesa
A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo e é a quinta língua mais falada no planeta. A comemoração do Dia da Língua Portuguesa busca fortalecer a importância e a valorização dessa língua.
É também a língua oficial de países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Brasil, Timor-Leste e Guiné Equatorial.
Comemoração no Brasil
No Brasil, apesar do dia 10 de junho também ser celebrado o Dia da Língua Portuguesa, é comemorado oficialmente no país em 5 de novembro, homenageando o nascimento de Ruy Barbosa, um importante estudioso e escritor brasileiro.
Sugestões de livros de autores brasileiros e portugueses
Dom Casmurro (Machado de Assis)
Capitães da Areia (Jorge Amado)
As menina (Lygia Fagundes Telles)
Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
O Crime do Padre Amaro ( Eça de Queiroz)
Livro do Desassossego (Fernando Pessoa)
O primo Basílio (Eça de Queiroz)
os Lusíadas (Luís de Camões)
Redatora: Isadora Ferreira Bizerra
Orientadora: Profa. Maria Aparecida
Site: Isadora Ferreira Bizerra e Arthur Silva Pichiliani
Instagram: Julia Maria e Yasmin Garcia





Comentários