top of page
Buscar

Dia do Trabalhador: Celebrando Conquistas e Desafios na Luta por Direitos

  • Foto do escritor: Art Pichiliani
    Art Pichiliani
  • 30 de abr. de 2025
  • 3 min de leitura

Dia que comemoramos a importância da classe trabalhadora, que reconhecemos a importância sobre a importância desta classe que representa 57,6% do nosso Brasil apenas em 2023. E porque não conhecermos como e quando surgiu este dia tão importante para a população?


E embora esse feriado seja conhecido no Brasil inteiro, o próprio não teve influência alguma na criação deste feriado. Os responsáveis pela criação desta data são os Estados Unidos, mais especificamente na cidade de Chicago.


Tudo começou com os trabalhadores desta cidade que começaram a lutar por condições melhores e por uma carga horária menos extensa. A carga horária era de aproximadamente 12 horas e estavam na busca de reduzir para 8 horas e para que isso fosse capaz de acontecer fizeram uma greve que reuniu cerca de 340 mil trabalhadores em todo o Estados Unidos.

Mas como o esperado isso não foi o suficiente para que o governo se mobilizasse então a manifestação durou mais alguns dias e no dia 3 de maio alguns trabalhadores foram desfalecidos por policiais e com esse acontecimentos os trabalhadores se juntaram na Praça Haymarket e era para ser um protesto pacífico e se transformou em um massacre que começou com uma bomba que explodiu perto dos policiais causando a morte de 7 deles  e 4 civis. Com este acontecimento os policiais iniciaram uma repressão causando o ferimento de 100 trabalhadores e vários presos. Não se sabe quem realizou o lançamento da bomba, mas teorizam que partiu de membros da polícia.

Mas  acredito que muitos devem estar se perguntando como este feriado começou. No início a França em 1919 que alterou a jornada de trabalho para 8 horas e transformou 1 de maio em feriado e logo depois a União Soviética aderiu a ideia. Mas o Brasil só foi criar de fato uma Lei em 19 de dezembro de 2002. Porém este dia já tinha sido criado por Arthur Bernardes no dia 26 de setembro de 1924 a partir do decreto n°4859, mas a data era celebrada desde 1910, porém com a ideia de realizar protestos e movimentos feitos pelos trabalhadores.


Este dia é Incrivelmente importante não só para o Brasil e sim para o nosso mundo pelo fato desta data ser celebrada em várias regiões do planeta. A carga horária dos trabalhadores é muito cansativa não só por horas e sim pelo que pode acontecer neste ambiente. Pode acontecer problemas de saúde, segurança e produtividade, porém, um problema bem importante que devemos citar é o de relacionamentos.


Neste ambiente os casos de assédio moral e sexual é muito grande, muitos sofrem com esses problemas muitas vezes por ser um chefe, uma empresa muito grande. E muitas vezes se o agressor for de um cargo importante a própria empresa tenta calar o trabalhador através de ameaças que se sair daquela empresa ou vazar o que ocorreu iram acabar com sua carreira e também subornando o trabalhador para que não conte.

Devemos ajudar os trabalhadores e se vemos isso acontecer não  podemos ficar calados, porque essas pessoas já passam por muita coisa e não precisam disso e caso você já viu acontecer ou está sofrendo por isso ligue no número 158. É o número do Ministério do Trabalho e Emprego que além de te ajudar em outras situações sobre trabalho pode servir para denúncias trabalhistas.







Redator: Enzo Dutra Ferreira

Orientadora: Profa. Maria Aparecida

Site: Isadora Ferreira Bizerra e Arthur Silva Pichiliani

Instagram: Julia Maria e Yasmin Garcia

 
 
 

Comentários


image.png
  • Instagram
bottom of page