Exposição imersiva homenageia Clarice Lispector na Estação da Luz em SP
- ISADORA FERREIRA BIZERRA
- 17 de mar. de 2025
- 2 min de leitura

Para celebrar o mês internacional das mulheres, o Instituto CCR inaugurou nesta terça-feira, dia 11 de março, uma exposição inédita na Estação da Luz da Linha 4-amarela do metrô, homenageando uma das maiores autoras da literatura brasileira, Clarice Lispector. Promovendo todo o legado de Clarice, a mostra faz parte do Projeto Centenários.
Conhecida por grandes obras como, A Hora da Estrela (1977), Laços de Família (1960), A Paixão Segundo G. H (1964), Felicidade Clandestina (1971), entre outros. A escritora da terceira fase do modernismo teve uma imersão em seu universo literário, em meio ao cotidiano acelerado de uma das maiores cidades urbanas do país.
Com paredes, pilastras, catracas, um vagão da Linha 4-Amarela adornado com frases, manuscritos e imagens da escritora, colagens feitas pela neta de Lispector, Mariana Valente, e uma escadaria especialmente transformada com adesivos das lombadas de suas principais obras, essa exposição convida os visitantes a percorrerem um caminho literário que mistura poesia e urbanidade.


Com destaque para painel biográfico interativo, que traça a trajetória de Clarice Lispector, um espaço de leitura com livros da autora, disponíveis para leitura e doação e o painel de fitinhas personalizadas, onde os visitantes podem levar frases marcantes de Clarice como lembrança.
Além disso, para quem ama tirar uma selfie, a mostra conta com um cantinho “instagramável” com uma poltrona rodeada de folhas de livros e uma máquina de escrever, recriando o ambiente de criação da escritora e proporcionando uma experiência visual para os amantes da literatura. A exposição também foi planejada para garantir acessibilidade, com recursos como audiodescrição e vídeos em Libras.

Por isso, não fique de fora dessa e vá prestigiar as obras e o legado de uma das maiores autoras brasileiras. VIVA A LITERATURA FEMININA!
Local: Estação da Luz - Linha 4-Amarela, São Paulo.
Abertura: 11 de março, das 9h às 12h.
Encerramento: 11 de abril.
Horário: Todos os dias, das 4h40 às 0h.
Valor: Entrada gratuita.
Escrito por: Isadora Ferreira Bizerra
Orientadora: Profa. Maria Aparecida
Site: Isadora Ferreira Bizerra e Arthur Silva Pichiliani
Instagram: Julia Maria e Yasmin Garcia





Comentários