top of page
Buscar

Folia, Cores e Tradição: O Carnaval Toma Conta das Ruas com Alegria e Muito Samba

  • Foto do escritor: ISADORA  FERREIRA BIZERRA
    ISADORA FERREIRA BIZERRA
  • 28 de fev. de 2025
  • 3 min de leitura


Carnaval, época de festas e diversões. Uma junção de culturas em um mesmo ambiente apenas para aproveitar este período lindo e cheio de cores. E já que aproveitamos tanto essas festas e danças porque não conhecemos um pouco de sua origem?


O Carnaval tem várias origens e inspirações, mas a Europeia foi criada para ser uma introdução à quaresma. Fato este por conta do nome em latim: carnis vale (retirar a carne), por isso seria a época de diversão antes de começar o período rigoroso na religião cristã nomeada de quaresma que seria um momento em que os jejuns, orações e obras de caridade são iminentes.


Mas nesse Brasil em que vivemos o Carnaval era comemorado de outra forma, escravos saíam nas ruas jogando lama e urina um nos outros, porém este hábito foi proibido em 1841, mas continuou até século 20. Apenas depois surgiram ranchos, festas de salão e as escolas de samba e, assim, começou o Carnaval que tanto adoramos, com marchinhas, samba e com introdução de outros estilos musicais desta cultura.



Mas o que há com o carnaval? Como posso aproveitar e me cuidar neste períodos de festas e dança? Bom, o Novo Ideal News vai te ajudar a participar de tudo que tem direito de uma forma segura e divertida!


O Carnaval é um período de festas, aglomerações e relações, como podemos aproveitar? 


  • Vamos começar com um cuidado com a pele, passar um hidratante e um protetor solar com fator 60 ou mais, neste calor é necessário hidratarmos nossa pele e nos protegermos desse sol e por isso também ficar um pouco nas sombras para não entrar em contato direto com o sol.


  • A hidratação é extremamente importante para este período beber 35 ml por kilo corporal, porém como dançamos e suamos muito é necessário realizar uma mini hiper hidratação beber por volta de 4 litros diários, você irá no banheiro com uma alta frequência, porém é necessário para uma ótima hidratação. E o principal evitar consumo excessivo de bebida alcoólica. 


  • Devido a alta contaminação pela quantidade de indivíduos neste lugar é possível que pegue alguma doença ou bactéria e por isso é necessário mantermos nossa imunidade alta para que nada entre em nosso sistema imunológico e caso tenha algum tipo de relação sempre usar métodos de proteção de barreira para não acabar adquirindo uma DST.


Após todos os cuidados necessários, já mencionado, vamos falar sobre como aproveitar essa época linda, quais são os melhores lugares para festejar!



  • Rio de Janeiro

No Rio, o melhor lugar para participar do carnaval e bom são os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí que acontecem em  4 dias de pura diversão. O Carnaval carioca fica mais animado ainda nos bloquinhos de rua, que tomam conta dos bairros de Santa Teresa, Copacabana e Centro, trazendo diversão gratuita para todos os públicos. 



  • Salvador, Bahia

Impossível falar da Bahia sem falar da diversão dos trios elétricos e que também traz multidões de pessoas curtindo o axé e celebridades como Daniela Mercury, Ludmilla, Baiana System, Carlinhos Brown e Bell Marques.


  • Ouro Preto, Minas Gerais

E para os jovens, a famosa cidade histórica Ouro preto que com a mistura das ruas antigas que viram um local de música e alegria, e não podemos ir para Ouro Preto sem curtir um dos blocos mais antigos que existe há mais de 150 anos chamado de “o Zé Pereira e o Clube dos Lacaios”.



  • Belo Horizonte, Minas Gerais

BH que vem atraindo milhares de pessoas no carnaval e se popularizando por bloquinhos de ruas com e seus pré carnavais famosos sendo conhecido pelos blocos: Então Brilha e Baianas Ozadas, aos mais pacatos, e outras diversas atrações que atendem a todos os gostos.



  • São Paulo, São Paulo

Em São Paulo, a curtição pode variar em mais de 860 desfiles ou, o mais famoso, sambódromo do Anhembi e para quem curte festas privadas e bala






AVISOS


  • Ourinhos

Na cidade de Ourinhos reconheceram a importância cultural deste evento, porém devido a situação financeira eles preferem cancelar o carnaval e rever certos eventos que irão acontecer ao decorrer do ano.




  • Marília

Neste caso é um pouco diferente, decidiram cancelar as festa e sem ao menos anunciar alegando que foi pelo caos financeiro na gestão governamental anterior.



Redator: Enzo Dutra Ferreira

Orientadora: Profa. Maria Aparecida.

Site: Isadora Ferreira Bizerra e Arthur Silva Pichiliani

Instagram: Julia Maria e Yasmin Garcia

 
 
 

Comentários


image.png
  • Instagram
bottom of page