top of page
Buscar

O derby entre Palmeiras e Corinthians

  • Foto do escritor: Art Pichiliani
    Art Pichiliani
  • 6 de ago. de 2025
  • 5 min de leitura

Caderno de esportes


São 108 anos de clássico e com 22 duelos de mata-matas ao longo da história.

Corinthians e Palmeiras carregam uma rivalidade repleta de jogos decisivos. Embora o histórico não tenha um claro domínio nos confrontos eliminatórios, com 12 duelos vencidos pelos palmeirenses e dez pelos corintianos, um tabu permanece entre as equipes: com exceção dos embates pelo Campeonato Paulista, o Alvinegro nunca eliminou o Alviverde por qualquer outra competição oficial.


Saindo do âmbito estadual e sem contabilizar a atual edição da Copa do Brasil, que está em andamento, Corinthians e Palmeiras mediram forças em cinco duelos eliminatórios na história, todos no século 20. O Alviverde levou a melhor em duas finais do extinto Torneio Rio-São Paulo (1951 e 1993), em uma final de Campeonato Brasileiro (1994) e em dois confrontos pela Copa Libertadores da América (em 1999, nas quartas de final, e em 2000, na semifinal).

Em dez partidas neste recorte, além dos títulos e classificações do Palmeiras nos mata-matas, aconteceram seis vitórias alviverdes, dois triunfos alvinegros e dois empates, sem contar o jogo de ida das oitavas de final que disputam agora. Como curiosidade, todos esses embates eliminatórios foram disputados em partidas de ida e volta e no mesmo estádio. Em 1951, 1993 e 1994 no Pacaembu, enquanto o Morumbi foi palco dos duelos de 1999 e 2000.


Já nesta Copa do Brasil, após a vitória do Corinthians por 1 a 0 na Neo Química Arena, no dia 30 de julho, os times decidirão a vaga no Allianz Parque, nesta quarta-feira (6 de agosto). Em caso de triunfo alvinegro ou empate, o Corinthians fatura a vaga e acaba com o tabu. Já em caso de vitória do Palmeiras a partir de dois gols de diferença, os alviverdes avançam para as quartas de final. O triunfo palmeirense pela diferença de um gol leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.

Palmeiras e Corinthians é uma das maiores rivalidades entre clubes de futebol do Brasil na história. A primeira partida entre os times aconteceu em 1917 e, de lá para cá, as equipes protagonizaram grandes duelos.

Independentemente da contagem que é considerada, já que cada clube tem a sua, são quase 400 partidas disputadas no clássico, que é chamado de “Derby Paulista” - ganhou esse nome em referência à maior corrida de cavalo do mundo - o Derby de Epsom. Não é à toa que os encontros entre Palmeiras e Corinthians costumam parar a cidade de São Paulo.



Corinthians e Palmeiras fazem um dos confrontos mais tradicionais do futebol brasileiro. O Derby Paulista soma quase 400 partidas em mais de 100 anos de história. O Verdão tem vantagem em mata-matas.

As equipes se enfrentaram em 23 embates eliminatórios. O Palmeiras levou a melhor em 13 ocasiões, enquanto o Corinthians eliminou o rival 10 vezes. Em finais, o Verdão tem vantagem de 8 a 4

Quem venceu mais jogos?

Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 386 vezes, com 136 vitórias do Verdão, 132 do Timão, além de 118 empates. O time alviverde já balançou as redes 548 vezes e sofreu 501 gols dos alvinegros.


É uma das maiores rivalidades no futebol mundial: a CNN considera-o o nono maior clássico do mundo, o segundo das Américas e o único do Brasil a figurar entre as principais rivalidades mundiais. Já o site especializado Football Derbies colocou O Derby como a 4ª maior rivalidade do mundo (e primeira brasileira), hoje figurando como 8ª em seu ranking mundial, enquanto a nacional revista Trivela classificou-o como segundo maior do Brasil.


História dos clubes


O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1º de setembro de 1910, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, por um grupo de operários. O nome foi inspirado no time inglês Corinthian FC, que excursionou pelo Brasil na época. O clube rapidamente se tornou popular e conquistou diversos títulos, incluindo o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Libertadores e o Mundial de Clubes. 

O Corinthians foi fundado por operários do bairro do Bom Retiro, que buscavam um time para competir em campeonatos de várzea, já que os campeonatos oficiais eram restritos a clubes elitistas. 

A primeira partida oficial do Corinthians foi contra o União da Lapa, em 14 de setembro de 1910, e apesar da derrota por 1 a 0, o time impressionou pela sua atuação, segundo o Meu Timão. 

Nos anos 80 o Corinthians passou por diversas transformações, destacando-se a fase conhecida como “Democracia Corintiana”, em que os jogadores assumiram um papel ativo na montagem e escalação do time e contribuíram na luta pela retomada da democracia no país.


Palmeiras

O Palmeiras surgiu no dia 26 de agosto de 1914, fundado por imigrantes italianos. Seu primeiro nome foi Società Sportiva Palestra Italia. 

Em 1942, quando estava estabelecida como uma força do futebol paulista, a equipe foi obrigada a trocar de nome, passando a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras em decorrência da Segunda Guerra Mundial. O Palmeiras foi campeão paulista logo em sua primeira partida com o novo nome. 

Um dos times mais famosos da história do clube alviverde foi o chamado de "Academia de Futebol", das décadas de 1960 e 70, liderado por Ademir da Guia - um dos poucos elencos que faziam frente ao Santos de Pelé.


Palmeiras e Corinthians se enfrentam, nesta quarta-feira (6), às 21h30, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Alvinegro tem a vantagem do empate após ter vencido o primeiro jogo, na Neo Química Arena.


Polêmica envolvendo Arbitragem


A arbitragem tem sido um tema quente desde a partida de ida da eliminatória entre os rivais. O Palmeiras alega ter sido prejudicado na Neo Química Arena, e o Corinthians teme que a pressão palestrina interfira no duelo da volta. No primeiro jogo, o Alvinegro venceu o clássico por 1 a 0, com gol de Memphis Depay.

Palmeiras x Corinthians: 33.600 ingressos vendidos

A torcida do Palmeiras comprou 33.600 ingressos para o clássico com o Corinthians, nesta quarta, às 21h30, no Allianz Parque. O jogo define uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.


Além da rivalidade regional, o duelo também representa um bônus de 4,7 milhões de reais para o classificado, além da vaga para a próxima fase do torneio.

Independentemente do torneio, da equipe que entrará em campo e da época em que ocorre, o confronto Palmeiras x Corinthians sempre será um dos maiores duelos do futebol mundial.




Redatores: Kaique Neves de Souza e Leo Keidann Oliveira

Orientadora: Profa. Maria Aparecida

Site: Isadora Ferreira Bizerra e Arthur Silva Pichiliani

Instagram: Julia Maria e Yasmin Garcia

 
 
 

Comentários


image.png
  • Instagram
bottom of page