O Dia do Corpus Christi
- Art Pichiliani
- 19 de jun. de 2025
- 3 min de leitura
O Corpus Christi, é uma celebração muito tradicional do catolicismo que traz muitos sacramentos da Igreja Católica Eucaristia, que homenageia esse sacramento que celebra a presença de Jesus nesse momento. Além dessa celebração ser reconhecida como Solenidade Santíssimo Sacramento do Corpo de Cristo.
Essa celebração constitui sempre em 60 dias antes da Páscoa, que é bem reconhecida por ter as suas próprias tradições, que no final foi totalmente estabelecida pela Igreja Católica, para celebrar a grande importância da Eucaristia, que teve com sacramento realizado em memória e obediência ao ato de Jesus Cristo durante a última ceia.

A origem dessa comemoração desta data remonta ao século XIII, que foi oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV. A criação é de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia, que foi o resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.
Todos os relatos sobre ela, indicam que, durante anos, todas as visões e sonhos que traziam uma mensagem divina, tendem a importância de se criar uma festa que comemora-se de maneira apropriada ao sacramento da Eucaristia.
No Brasil, o feriado é sempre celebrado desde o período colonial, que faz parte do calendário oficial em muitas cidades. As missas solenes e as procissões, são o ponto alto da celebração, com padres, ministros e fiéis caminhando em adoração ao corpo de Cristo que é exposto em ostensório.
A celebração foi instituída após o milagre de bolsena, que foi ocorrido em 1263 na itália, quando um sacerdote, teve dúvidas da presença real de Cristo na eucaristia e durante a missa, a hóstia teria começado a sangrar o Papa Urbano IV, que foi impressionado com o milagre que criou a festa de Corpus Christi no ano seguinte.

Apesar dessa celebração cair em uma Quinta-Feira, o feriado de Corpus Christi não tem uma data fixa pois, ele é celebrado 60 dias após a páscoa, ou seja, a data pode variar dependendo do calendário litúrgico cristão.
O feriado de Corpus Christi, também é celebrado em diversos países, como Portugal e Espanha, porém, o uso de tapetes artísticos é especialmente forte no Brasil e em algumas regiões da américa latina, como Peru e Guatemala. Além de também reunir gerações com famílias inteiras que se juntam para montar os tapetes, passando a tradição de pai para filho, sendo comum que os mais velhos ensinem as técnicas e o simbolismo para os mais novos, sendo tecnicamente, uma cultura para todos.
"Corpus Christi" é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Esse nome foi escolhido para essa comemoração que já sugere o seu significado, que é uma homenagem à Eucaristia, tendo o sacramento do catolicismo que é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A celebração é formada para celebrar Jesus Cristo e a aliança que ele fez com a humanidade, além de celebrar e exaltar a sua presença neste sacramento por meio do pão, que simboliza o corpo de Cristo, e do vinho, que simboliza o seu sangue. A homenagem à Eucaristia serve para lembrar que os fiéis estão em obediência a Jesus, uma vez que mantêm o costume em memória de Jesus, assim como Ele ordenou na Última Ceia.

A comemoração do Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas, mas a data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui por meio de uma influência dos portugueses.
Redatores: Ricardo Cabecinho de Carvalho e Sophia Calixto Rodrigues
Considerações especiais: G1.globo
Orientadora: Profa. Maria Aparecida
Site: Isadora Ferreira Bizerra e Arthur Silva Pichiliani
Instagram: Julia Maria e Yasmin Garcia





Comentários