Reportagem Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor
- Art Pichiliani
- 8 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de mai. de 2025

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor é comemorado no dia 23 de abril. Essa data foi criada pela UNESCO em 1995 com o objetivo de incentivar a leitura, homenagear os autores e lembrar da importância de respeitar os direitos autorais.
Esse dia foi escolhido porque é a data de falecimento de três grandes nomes da literatura mundial: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.
A história do livro é longa e complexa, e se deu início no Egito Antigo a 6 mil anos atrás, quando começaram a produzir os primeiros protótipos de livros. Os escrivães eram responsáveis pela leitura e produção dos textos nos papiros (planta aquática nativa do Egito Antigo, que era utilizada para fabricar uma espécie de papel para escrita e eram pregadas umas às outras). E por essa grande quantidade de textos que faziam um grande volume, que surgiram os pergaminhos, pois eles sentiam a necessidade de guardar essas informações.

O dia, além de valorizar os livros e os escritores, também tem como objetivo falar sobre os direitos dos autores, que garantem que suas obras sejam protegidas. Isso significa que ninguém pode copiar, vender ou usar um livro ou qualquer obra sem a permissão de quem criou. Os direitos autorais são importantes pois reconhecem o esforço dos autores em pensar em suas obras na hora de produzir, e ajudam a garantir que eles possam viver do próprio trabalho.
Em muitos países, essa data é celebrada com feiras de livros, eventos culturais, leituras públicas e atividades nas escolas. É uma ótima oportunidade para lembrar como os livros são importantes para o aprendizado, a imaginação e o desenvolvimento da sociedade.
Aqui no Brasil, diversas escolas usam e aproveitam esse momento para incentivar os alunos a leitura contínua, conhecerem autores nacionais, obras famosas, e refletirem sobre o valor da leitura no dia a dia.
A leitura nos ajuda a entender o mundo, a pensar melhor, a desenvolver o vocabulário, e até mesmo aprimorar a nossa escrita. Por isso a enorme importância dessa data, para nós e para os escritores.
Aqui na nossa escola, Novo Ideal, iremos celebrar essa data de uma maneira muito especial. No dia 17 de maio, será inaugurada a nossa nova biblioteca, um espaço dedicado ao conhecimento e à leitura. A abertura da biblioteca será acompanhada de do Sarau, evento onde os alunos poderão ler histórias e outras manifestações literárias. Será uma ótima oportunidade para todos se envolverem e terem um contato de perto com o universo dos livros e da literatura.
Redatora: Yasmin Garcia Bordon
Orientadora: Profa. Maria Aparecida
Site: Isadora Ferreira Bizerra e Arthur Silva Pichiliani
Instagram: Julia Maria e Yasmin Garcia





Comentários