Campanha “Paz nas escolas” promove cultura de convivência e respeito pelo Novo Ideal
- Novo Ideal News

- 31 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2024

Em meio a preocupações crescentes sobre a segurança e o bem-estar dos alunos, uma nova campanha de paz foi lançada pelo jornal da escola Novo Ideal News, com o objetivo de promover uma cultura de paz, respeito e boa convivência no ambiente escolar. Intitulada "Paz nas escolas", a campanha envolveu alunos e professores de toda a escola em atividades, palestras e teatro que reforçam valores de empatia, compreensão, paz, gentileza e a resolução pacífica de conflitos.
A iniciativa do Novo Ideal News surgiu em resposta ao aumento de episódios de violência, bullying e conflitos em escolas, um reflexo também das tensões sociais e da falta de recursos para a formação de habilidades socioemocionais, campanha foi uma tentativa de “ensinar valores que vão além do currículo tradicional, desenvolvendo nos alunos a capacidade de resolver diferenças com respeito, fortalecendo o ambiente escolar como um espaço seguro, acolhedor e saudável para todos.
Programação e objetivos da campanha
A campanha “Paz nas escolas” foi dividida em 4 etapas: passeatas, dinâmicas, palestras e teatro. Na aplicação das atividades citadas foi explicado a importância da paz em um ambiente escolar, foi realizada uma conversa com os alunos sobre a campanha e uma troca de relatos, nas quais os alunos puderam expressar suas visões sobre paz e compartilhar suas experiências com o tema, eles falaram algumas vivências que sofreram/fizeram bullying e como nós do jornal Novo Ideal News, no papel de mediador, questionamos como podemos mudar esta situação de conflito com a nossa campanha, buscando instaurar a paz e a boa convivência na escola.
A passeata foi feita pelo aluno Pedro do 3º ano do ensino médio e pelo Gustavo do 1º ano do ensino médio, onde os alunos do integral fizeram cartazes e saíram em marcha pela escola chamando os outros alunos para a palestra.
A palestra foi feita pelo aluno Davi do 3º ano do ensino médio, a Bárbara do 1º ano do ensino médio e o Arthur do 2º ano do ensino médio e envolveu alunos do 5º ano ao 3º ano do ensino médio, nela foi tratada formas de exercer a paz dentro da escola, como funciona a nossa campanha, diálogo entre os palestrantes e os alunos e foi deixado aberta a procura do jornal em casos de bullying, para podermos reforçar a campanha.
A dinâmica do espelho foi realizada pela Bárbara do 1º ano do ensino médio e pelo Gustavo do 1º ano do ensino médio, onde foi proposto para os alunos do 1º ano do fundamental até o 4º ano uma interação passiva de elogios entre os alunos, explicada a importância do elogio na vida das pessoas e como os elogios podem fazer um ambiente conturbado se tornar um ambiente de paz.
O teatro foi estruturado pela aluna Anabelly do 8ºano, onde foi encenada uma história a procura da paz.
Envolvimento da comunidade familiar na campanha
A campanha também incentiva o engajamento das famílias, uma vez que a família é um dos pilares mais importantes para o sucesso do projeto, pois além de apoiar os alunos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a participação dos pais e responsáveis é essencial para fortalecer as práticas de convivência pacífica também fora do ambiente escolar, criando uma rede de apoio e continuidade para os valores trabalhados em sala de aula.
Futuro da Campanha
A campanha criada pelo jornal foi um grande sucesso, obtendo vários pontos positivos, que inspiraram a continuidade e expansão para os próximos anos, com resultados expressivos a campanha será anual e cada ano trazendo um foco diferente, esse ano trouxemos a importância da paz e os problemas que o bullying pode trazer para um ambiente escolar, no ano que vem, a campanha se repetirá, ainda em prol da paz mas com enfoque em outro problema.
Esse ano, a campanha ainda não acabou, nós do jornal vamos estendê-la e fazer outra dinâmica mas essa, na casa de vocês e se chama “Carta da paz”, onde os responsáveis vão escrever mensagens de apoio e incentivo aos filhos, destacando o valor do respeito e da compreensão, essas cartas vão ser lidas em sala, reforçando o vínculo entre a família e o projeto e incentivando os alunos a manterem esses princípios em sua convivência diária.
Redatora: Bárbara Carneiro.
Orientadora: Professora Maria Aparecida.















































Comentários