Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
- Art Pichiliani
- 29 de mai. de 2025
- 2 min de leitura

Abuso sexual é qualquer ato sexual, contato sexual, ou exploração sexual sem consentimento, ou envolvendo uma pessoa que não tem capacidade de dar consentimento. Isso inclui uma ampla gama de comportamentos, e a gravidade varia consideravelmente.
Exploração sexual de crianças e adolescentes é o envolvimento de crianças e adolescentes em atividades sexuais para a gratificação sexual de outra pessoa ou para fins comerciais.
O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são problemas graves e complexos que afetam milhões de crianças em todo o mundo. É uma violação dos direitos humanos fundamentais e tem consequências devastadoras e de longo prazo para as vítimas.
Tipos de Abuso e Exploração Sexual:
Abuso sexual : Qualquer ato sexual, contato físico sexual ou atividade sexual não consensual ou seja sem o seu consentimento com uma pessoa.
Exploração Sexual Comercial:O uso de uma criança para atividades sexuais em troca de dinheiro, bens ou serviços.
Grooming: Os agressores constroem uma boa relação com a vítima , fazendo uma preparação e uma manipulação antes de cometer o crime .
Abuso Sexual Online :O uso da internet e de tecnologias digitais para explorar sexualmente crianças e adolescentes , como mensagens , solicitações de vídeos e imagens sexuais.
O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes exige um esforço contínuo e abrangente. Não se trata apenas de uma questão de justiça, mas de proteger a infância e garantir o desenvolvimento saudável de futuras gerações. A eficácia das estratégias de prevenção, proteção e intervenção depende da colaboração entre governos, organizações da sociedade civil, profissionais, famílias e a comunidade como um todo. As crianças e adolescentes devem ser ensinadas e conscientizadas sobre essas ações que acontecem, pois precisam estar conscientes e saberem se defender.
Ações e esforços no combate ao abuso e exploração sexual:
Conscientização e Educação: É fundamental educar crianças, adolescentes, famílias e a sociedade em geral sobre o tema, abordando os direitos sexuais, a importância de limites e a forma como identificar e denunciar situações de abuso ou exploração.
Canais de Denúncia: É preciso garantir que haja canais de denúncia acessíveis e seguros, como o Disque 100 ( é um serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos ), e que as crianças e adolescentes saibam como utilizá-los.
Prevenção: A prevenção é fundamental, e isso inclui a promoção de relações saudáveis, a educação sexual e a criação de ambientes seguros para as crianças e adolescentes.
Repressão:É importante que os casos de abuso e exploração sexual sejam investigados e punidos de acordo com a lei.
Trabalho em rede:A luta contra o abuso e exploração sexual exige um trabalho em rede, com a participação de diferentes setores da sociedade, como governo, instituições de apoio, escolas, ONGs e famílias.
Redatora: Júlia Maria Spinelli
Orientadora: Profa. Maria Aparecida
Site: Isadora Ferreira Bizerra e Arthur Silva Pichiliani
Instagram: Julia Maria e Yasmin Garcia





Comentários