Dia do Chocolate: Por que essa data é tão doce e importante?
- Art Pichiliani
- 7 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Se tem uma coisa que quase todo mundo ama, é chocolate. Tá em tudo: nas festas, nos presentinhos românticos, nos dias tristes, nas noites de filme. Mas você já parou pra pensar de onde veio essa delícia? E por que a gente comemora o Dia do Chocolate em 7 de julho?

Mesmo o Brasil sendo um dos países que mais come chocolate no mundo, essa data não nasceu aqui. Dizem que é uma homenagem à chegada do chocolate na Europa, lá no século 15. Os ricos ficaram tão viciados que chamavam o chocolate de “ouro negro”.
Mas o chocolate já era valioso bem antes disso. Povos como os Maias e os Astecas, lá na América Central, já usavam o cacau há mais de 3 mil anos. Eles não comiam como a gente faz hoje : eles bebiam chocolate com pimenta, milho e várias especiarias. Era uma coisa sagrada. Para termos ideia, as sementes de cacau eram usadas como moeda.
Agora uma curiosidade: O Brasil já foi o segundo maior produtor de cacau do mundo! Isso foi entre os anos 1980 e 1990. Mas aí veio uma praga chamada vassoura-de-bruxa que acabou com muitas plantações, e a produção caiu. Hoje, o país está tentando se recuperar, com mais apoio pros pequenos produtores e com chocolates mais artesanais.
Mesmo com tudo isso, o brasileiro continua comendo chocolate. Só em 2021, foram mais de 511 mil toneladas produzidas. E não é só das marcas famosas, não. Cresceu muito as empresas que fazem chocolate do grão até a barra, os chamados Bean to Bar. São produtos mais naturais, que valorizam o sabor do cacau mesmo.
Tem até lenda sobre o chocolate. Os astecas acreditavam que o deus Quetzalcoatl presenteou os humanos com o cacau. Era um presente divino para dar energia, prazer e até sabedoria. Depois que os europeus provaram, nunca mais largaram.
E aqui no Brasil? As sementes de cacau chegaram em 1746 e foram plantadas no sul da Bahia. A primeira fábrica de chocolate por aqui surgiu em 1891, lá em Porto Alegre. Depois vieram nomes que a gente conhece até hoje: Lacta, Garoto, Nestlé entre outras.
Então o Dia do Chocolate não é só desculpa pra comer um docinho a mais. É uma chance de lembrar da história por trás desse sabor que a gente ama, valorizar quem planta, colhe, fabrica… e, claro, saborear com muito gosto!

Redator: Arthur Silva Pichiliani
Orientadora: Profa. Maria Aparecida
Site: Isadora Ferreira Bizerra e Arthur Silva Pichiliani
Instagram: Julia Maria e Yasmin Garcia





Comentários